sábado, 22 de maio de 2010

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA MEMBROS DO CONSELHO

Aconteceu, nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2010, no SEST/SENAT, em Aracaju, Mais uma etapa das OFICINAS REGIONAIS PERMANENTES PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE, que é um curso de capacitação para conselheiros e membros do conselho de saúde, oferecido pelo GOVERNO DO ESTADO através da FUNESA.

As oficinas foram bem dinâmicas , com temas estrategicamente elaborados e que levaram os participantes a discussões bem calorosas e reflexões bem profundas sobre qual o papel do conselho de saúde para o município e sobre a função de cada conselheiro na sua comunidade.

Temas como Política de Saúde no Brasil e a Resolução 333/2003, trouxeram a tona, toda história de formação do SUS desde 1900 até os dias atuais, com a criação dos conselhos municipais de saúde.

Experiências não faltaram. Pessoas de vários municípios de Sergipe estava presentes ao evento o que proporcionou a todos um grande intercâmbio de cultura e informação. Gente como "Sobó", pescador desde 1991 em laranjeiras, que já está no seu segundo mandato como conselheiro de saúde daquele município e Nayana, 18 anos, estudante no município de N.S de Socorro, adepta da cultura "EMO" , que tomou conhecimento desse curso, através do Grémio estudantil do seu colégio, e que, antes deste evento, tinha muito pouco conhecimento sobre o que era o conselho de saúde e sobre o seu papel no município.

"Todos deveriam ter a oportunidade de participar de eventos como esse, não só pessoas ligadas a saúde pública, mas, a comunidade como um todo. Foi uma verdadeira aula sobre a historia da saúde pública do nosso país", disse, Geverton Pereira, Presidente do CMS de São Cristóvão.
Foto de Wellington Barreto.

4 comentários:

  1. essa capacitaçao foi muito importante, onde conheci e aprendi c passoas de diferentes opiniões, soube da importancia do conselho p a comunidade e o papel do mesmo. Conheci pessoas simples como dona Maria acs de Laranjeiras, onde dedica sua vida c muito carinho,respeito e responsabilidade aquela população. Etá mulher arretada! Joana

    ResponderExcluir
  2. parabens pela matéria, continui assim trasendo p todos noticias sobre o q acontece e sobre o conselho. Estou ansiosa pelo jornalzinho do conselho. bjssss J Darc

    ResponderExcluir
  3. ótimos comentários, otima capacitaçao. Precisamos de outras desse tipo.

    ResponderExcluir